Quando tudo vai bem, ou quando você está focado na sobrevivência inicial do negócio, você vai tocando a gestão financeira como dá.
Porém, isso está errado. Você precisa criar uma gestão financeira mínima.
Para começar, adote pelo menos quatro ferramentas básicas.
Vou te contar como isso me ajudou a dar a volta por cima quando chegamos a dever mais de 1 milhão de reais.
Quando a minha empresa tinha 3 anos de vida, perdemos, de um dia para o outro, 55% do nosso faturamento.
Chegamos a ter mais de 1 milhão em dívidas (faturando 150 mil por mês).
Uma das coisas que fez com que o negócio conseguisse, após muito esforço e dedicação, sobreviver, foi o fato de termos um controle financeiro bom.
Entendendo os números
A pior coisa que você pode fazer, em uma situação de crise, é se esconder e não procurar entender o real tamanho do problema.
Em uma empresa, saber os números do negócio ajuda muito a entender os impactos e as saídas para o problema.
Quatro coisas básicas
Quatro coisas nos ajudaram no diagnóstico da situação. Foram elas:
◦ Conciliação bancária diária
◦ Classificação financeira
◦ Centro de custo/receita
◦ Retirada fixa dos sócios
Conciliação Bancária
Diariamente, você precisa conciliar o que entrou e saiu do negócio.
Caixa (se comércio), conta bancária e meios de pagamento.
Para uma conciliação bem feita, você precisa que os contas a receber e contas a pagar estejam devidamente cadastrados em um sistema financeiro.
Classificação Financeira
Uma coisa muito importante, no cadastro de contas a pagar, é lançar a classificação financeira daquela conta.
Isso vai te dar clareza de quanto você gasta com cada tipo de gasto: aluguel de imóveis, salários, embalagens, insumos, etc.
Centro de Custo/Receita
O centro de custo é receita nada mais é do que uma análise do negócio como se cada frente fosse uma micro empresa.
Se você atua com contratos de serviço (como era o nosso caso), pode considerar que cada cliente é um centro de custo e receita.
Assim, consegue ver qual é margem de contribuição de cada contrato.
Se você atua com produto, pode dividir por linha de negócio, por exemplo.
Retirada fixa dos sócios
Previsibilidade é fundamental para gestão financeira. Assim, mesmo em um negócio em crise, é fundamental sair da lógica de retirar o que sobra e ter a definição clara de qual será a remuneração dos donos.
Plano de Ação
Como eu fiz:
◦ Defina rotina diária de conciliação bancária
◦ Defina as classificações financeiras (todo gasto deve ter uma classificação).
◦ Defina os centros de custo e receita (pode ser por contrato, por divisão de negócio, por linha de produto, etc).
◦ Defina a retirada fixa dos donos.
Resumão
◦ O controle financeiro vai te salvar em momentos de crise.
◦ Entenda os números do seu negócio.
◦ Não fuja do problema. Encare de frente.
◦ No final, tudo vira aprendizado.
◦ Saiba qual é o seu salário.