MÍNIMO para você NÃO QUEBRAR

Quando tudo vai bem, ou quando você está focado na sobrevivência inicial do negócio, você vai tocando a gestão financeira como dá.

Porém, isso está errado. Você precisa criar uma gestão financeira mínima.

Para começar, adote pelo menos quatro ferramentas básicas.

Vou te contar como isso me ajudou a dar a volta por cima quando chegamos a dever mais de 1 milhão de reais.

Quando a minha empresa tinha 3 anos de vida, perdemos, de um dia para o outro, 55% do nosso faturamento.

Chegamos a ter mais de 1 milhão em dívidas (faturando 150 mil por mês).

Uma das coisas que fez com que o negócio conseguisse, após muito esforço e dedicação, sobreviver, foi o fato de termos um controle financeiro bom.

Entendendo os números

A pior coisa que você pode fazer, em uma situação de crise, é se esconder e não procurar entender o real tamanho do problema.

Em uma empresa, saber os números do negócio ajuda muito a entender os impactos e as saídas para o problema.

Quatro coisas básicas

Quatro coisas nos ajudaram no diagnóstico da situação. Foram elas:

◦   Conciliação bancária diária 
◦   Classificação financeira 
◦   Centro de custo/receita
◦   Retirada fixa dos sócios

Conciliação Bancária

Diariamente, você precisa conciliar o que entrou e saiu do negócio.

Caixa (se comércio), conta bancária e meios de pagamento.

Para uma conciliação bem feita, você precisa que os contas a receber e contas a pagar estejam devidamente cadastrados em um sistema financeiro.

Classificação Financeira

Uma coisa muito importante, no cadastro de contas a pagar, é lançar a classificação financeira daquela conta.

Isso vai te dar clareza de quanto você gasta com cada tipo de gasto: aluguel de imóveis, salários, embalagens, insumos, etc.

Centro de Custo/Receita

O centro de custo é receita nada mais é do que uma análise do negócio como se cada frente fosse uma micro empresa.

Se você atua com contratos de serviço (como era o nosso caso), pode considerar que cada cliente é um centro de custo e receita.

Assim, consegue ver qual é margem de contribuição de cada contrato.

Se você atua com produto, pode dividir por linha de negócio, por exemplo.

Retirada fixa dos sócios

Previsibilidade é fundamental para gestão financeira. Assim, mesmo em um negócio em crise, é fundamental sair da lógica de retirar o que sobra e ter a definição clara de qual será a remuneração dos donos.

Plano de Ação

Como eu fiz:

◦   Defina rotina diária de conciliação bancária 
◦   Defina as classificações financeiras (todo gasto deve ter uma classificação).
◦   Defina os centros de custo e receita (pode ser por contrato, por divisão de negócio, por linha de produto, etc). 
◦   Defina a retirada fixa dos donos.

                                                   

Resumão

◦   O controle financeiro vai te salvar em momentos de crise.
◦   Entenda os números do seu negócio.
◦   Não fuja do problema. Encare de frente.
◦   No final, tudo vira aprendizado.
◦   Saiba qual é o seu salário.
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