Ter um plano é melhor do que não ter, mesmo que ele seja imperfeito.
Todo grande líder sabe que liderar é como navegar em águas desconhecidas. Não importa o quão experiente você seja, o futuro é sempre incerto. É nesse contexto que ter um plano, mesmo que não seja perfeito, se torna essencial.
4 motivos para ter um plano:
1. Direção e Propósito
Um plano dá sentido ao trabalho da equipe. Ele estabelece um ponto de partida e um destino, criando foco e propósito. Mesmo que ajustes sejam necessários no caminho, o plano inicial serve como um guia para evitar a paralisia diante da incerteza.
2. Confiança e Clareza
Um líder sem plano transmite insegurança. Já um plano, por mais simples que seja, comunica à equipe que existe uma estratégia em andamento. Isso cria confiança e alinha os esforços coletivos.
3. Flexibilidade Inteligente
Nenhum plano é perfeito, e é exatamente por isso que ele deve ser visto como um ponto de partida, não uma prisão. Um bom líder sabe adaptar, revisar e refinar o plano conforme surgem novos desafios ou oportunidades.
4. Prevenção da Estagnação
A ausência de um plano frequentemente leva ao imobilismo. Um plano imperfeito é sempre melhor do que nenhuma ação, pois permite que a equipe avance, mesmo que precise corrigir a rota ao longo do caminho.
Liderar é agir com coragem e visão, mesmo em meio à incerteza.Não tenha medo de criar um plano imperfeito; tenha medo de não ter nenhum. Afinal, é mais fácil ajustar a direção de um barco em movimento do que tirar um barco parado da inércia.
Defina hoje mesmo:
- Qual será o foco do setor
- Envolva o seu time na criação das ações para chegarem lá
- Estabeleça reuniões semanais de acompanhamento
- Defina métricas de verificação.
Dê ao seu liderado um norte claro.