Existem duas certezas na vida. Uma é que todos um dia vamos morrer. A outra é que vamos ter de fazer escolhas.
Muitas vezes, em um negócio, começamos igual barata tonta, indo para todos os lados. Isso é normal, pois estamos testando. Porém, com o tempo, precisamos aprender a dizer não.
Na minha empresa, eu ficava tentando ser bom em tudo.
Fazer Escolher é Definir Prioridades
Queria ser o melhor em preço, prazo, capilaridade, flexibilidade, unidades próprias, embalagem, etc.
Era uma torre de babel, em que acabávamos olhando para a grama do vizinho ou escutando opinião demais. O resultado? Ficamos medianos em tudo.
Escolhendo os Nossos Pilares
Tudo começou a mudar, quando eu li um livro chamado Empresas Feitas para Servir.
Ele me despertou para o fato de que eu precisava definir quais seriam os pilares do negócio.
No que queríamos ser muito bons e no que queríamos ser somente OK.
Foi então que definimos os nossos 3 Pilares.
Os Pilares
Definimos que seríamos acima da média em:
Capilaridade: queríamos ser o parceiro que atende um grande número de cidades para o nosso cliente.
Flexibilidade: queríamos ser adaptáveis a necessidade do cliente. Com bons prazos de agendamento e coleta de material.
Previsibilidade: Passar informação precisa e atualização constante do transporte.
Resumão
Sugiro que tenha no mínimo 1 no máximo 3 pilares
Cuidado com a grama do vizinho e a falta de foco.
Cuidado para não fugir de fazer escolhas e perder o foco.
Tentar ser obom em tudo te levar a ser mediano em tudo.