A minha filha, Sara, de 4 anos, está naquela fase de perguntar o motivo de tudo.
Não aceita nada sem falar: Por que, papai?
E isso me fez refletir que aceitamos as coisas sem aprofundar na raiz do problema.
Foi por isso que inclui a técnica dos 5 porquês na empresa (muito usada em sistema de gestão da qualidade).
A primeira não conformidade (RNC) que analisamos, já usando a técnica dos 5 PQs, foi a seguinte.
Problema: Atraso na entrega de um cliente nosso em São Paulo. Era para ser entregue todos os dias às 07:30 e estavam entregando 08:00.
Foi aí que começamos os porquês.
PQ1
Por que está entregando 08:00?
Porque o material só é liberado na filial 07:30 e o motorista gasta 30 minutos até a entrega.
➡️👉➡️👉➡️👉➡️👉➡️👉➡️👉➡️👉
PQ2
Por que está liberado 07:30 e não 07:00?
Porque o motorista fica parado esperando a declaração de conteúdo ser preenchida e assinada.
PQ3
Por que a declaração de conteúdo não está pronta as 07:00?
Porque a impressora – para imprimir a declaração – fica dentro de uma sala que só abre as 07:30.
PQ4
Por que não deixam a impressora no corredor? Para ambos os setores usarem?
Porque não tem onde colocar.
PQ5
Por que não comprar uma mesa de R$ 150,00 para colocar a impressora no corredor?
Resultado: com R$ 150,00 investidos em uma mesa o material passou a ser entregue no horário e o motorista ganhou 30 minutos de produtividade.
Resumo da história: geralmente, a raiz do problema não é difícil e é tão óbvia que passa batido.
Fez sentido para você?