Já adianto que você não precisa virar animador de torcida ou se vestir de super herói para isso.
As palavras aqui são muito mais sobre empatia e respeito.
Motivação pode ser entendida como motivo para a ação
Cada pessoa possui o seu motivo.
A motivação do outro não é igual a sua
O líder não deve empurrar a sua motivação no outro, mas sim, não desmotivar a que o outro possui.
Deve ainda ajudá-lo na jornada do que o motiva.
Exemplo: a sua motivação pode ser conseguir juntar dinheiro para ter liberdade financeira.
A motivação do jovem aprendiz, ou do estagiário, pode ser aprender.
Como ajudar: com revezamento de tarefas, rodando pelos setores, para terem visão geral do negócio e aprender muito.
O que desmotivaria: colocar para cortar papel apenas, sem aprender nada a mais.
A do analista comercial pode ser comprar uma casa para a família.
Como ajudar: Criar desafios e remuneração variável. Possibilidade de renda adicional e crescimento.
O que desmotivaria: cortar remuneração variável e possibilidade de fazer mais dinheiro de acordo com o seu esforço.
O diretor executivo pode ter como motivação o autoconhecimento, a vontade de testar, pela primeira vez, como é ser o executivo principal do negócio.
Como ajudar: dando liberdade para ele/ela tocar o negócio, apenas ajudando na sua jornada.
O que desmotivaria: tirar a sua autonomia e liberdade para poder tomar decisões e imprimir a sua gestão.
Respeite a individualidade, pois as pessoas são diferentes e estão em momentos diferentes de vida.
Por isso, o desenvolvimento interior do líder, para conseguir captar empaticamente o liderado, é fundamental.
A empresa não tem papel de animadora de torcida, mas sim de não ser uma fonte desmotivadora.
Motivação é diferente de euforia.
Nem tudo será gostoso e divertido na rotina, mas o motivo para ação te faz agir.
Existem também momentos de vida. Em cada fase da vida a sua motivação vai mudar.
Obs.: eu já errei bastante e meus lideres também, mas exatamente da minha bagagem é que te conto o que aprendi entre erros e acertos.