COMO controlar a INADIMPLÊNCIA

Você já tomou calote de cliente? Eu já e sei bem como dói. O jeito mais fácil de quebrar um negócio é ter o gasto e não receber o dinheiro.

Em 2016, quando ainda lutava para estabilizar as finanças da minha empresa, um cliente ficou devendo quase 200 mil reais.

Fizemos de tudo, incluindo processo de cobrança, mas era tarde demais.
O cliente quebrou e deu o cano em todo mundo.


Isso me ensinou três coisas:

As 3 lições

1.  Eu precisava criar um processo de análise de histórico dos novos clientes 
2.  Eu precisava criar um processo de controle diário de inadimplência 
3.  Eu precisava criar um playbook (passo a passo) de ação para os inadimplentes  

Vou detalhar nos próximos slides.

Análise de Histórico

Implementei um fluxo de análise de histórico (ver se o cliente tem pendência) para novos clientes.

Basicamente, o novo cliente faz o cadastro, uma pessoa do financeiro verifica no sistema do SPC/Serasa se o cliente possui alguma restrição de negativação/protesto.

O serviço de consulta no SPC ou Serasa é pago, mas a mensalidade é baixa. Vale a pena.

Processo de Controle de Inadimplência

O primeiro passo, para controlar a inadimplência, é ter todos os faturamentos emitidos devidamente cadastrados em um sistema. Com a respectiva data de vencimento daquela fatura.

O segundo passo, é um processo diário de
conciliação bancária (baixar o que foi pago e o que foi recebido).

O terceiro, é o relatório de inadimplência diário, o qual será enviado pelo financeiro.

Processo de Cobrança

Tendo os inadimplentes identificados, é hora de criar um playbook (passo a passo) de como deverá agir, desde o primeiro dia de identificação da inadimplência, até o recebimento.

Aqui, você vai colocar o script de e-mail de cobrança, ligação, etc:

◦   E-mail 1
◦   E-mail 2
◦   Ligação 1
◦   Ligação 2
◦   Etc

Negativação

Quando a negociação não surtir efeito, será o momento de negativar e depois cobrar judicialmente, se não for resolvido.

A dica de ouro, no controle de inadimplência, é que o cliente vai tentar de enrolar, você vai ter dó, mas se não tomar cuidado, você vai ficar com a bomba na mão, tendo pago os custos e não recebendo o que lhe é devido.

Portanto, muita disciplina e controle quando o assunto é inadimplência.

O seu negócio é os seus colaboradores dependem de você.

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