Feedback
1. Objetivo: Melhorar o desempenho e promover o desenvolvimento da pessoa.
2. Tom: Construtivo, equilibrando elogios e pontos de melhoria.
3. Frequência: ideal a cada 3 meses ou no máximo 6 meses.
4. Contexto: Deve ser realizado de forma programada, planejada e formal (reunião individual).
5. Foco: Especialmente os pontos de cultura (filosofias e princípios) que a pessoa está bem e no que precisa melhorar.
6. Resultado: Visa o crescimento profissional, gerando reflexão.
Chamada de Atenção:
1. Objetivo: Corrigir comportamentos inadequados pontuais.
2. Tom: Tende a ser mais direto e curto (mas sempre com educação).
3. Frequência: Ocorre pontualmente, em resposta a um comportamento inadequado.
4. Contexto: Deve acontecer o mais próximo possível do problema, de forma individual, não programada.
5. Foco: Comportamentos negativos ou prejudiciais.
6. Resultado: Alerta a pessoa sobre algo urgente ou crítico que precisa de correção imediata.
Resumidamente, o feedback é mais amplo e construtivo, enquanto a chamada de atenção é mais corretiva e pontual.
Não confunda feedback com chamada de atenção pontual.
Feedback é algo planejado, roteirizado, constante. Extremante importante para a jornada do liderado.
A chamada de atenção deve ser usada com moderação, somente quando da necessidade real de uma correção imediata.