Buscar no Mercado ou Promover Internamente um novo Líder?

Buscar no Mercado

Pontos Positivos

  • Traz experiência em gestão e processos estabelecidos.
  • Pode trazer práticas e ideias novas.
  • Pode introduzir novas culturas e práticas benéficas.
  • Pode ser visto como uma fonte de novas oportunidades de clientes e talentos que já conhece.
  • Pode motivar a equipe trazendo novas perspectivas.

Pontos Negativos

  • Pode precisar de tempo para se adaptar.
  • Pode ser visto como uma ameaça aos atuais líderes.
  • Pode causar choque cultural.
  • Se não se adaptar, pode não entregar os resultados esperados.
  • Pode precisar de tempo para se adaptar ao novo ambiente.
  • Pode não entender as nuances do seu mercado específico.
  • Pode demorar para aprender sobre o produto/serviço.
  • Pode ser mais caro devido à experiência e ao salário de mercado.

Promover Internamente

Pontos Positivos

  • Já conhece o produto, mercado e cultura da empresa.
  • Já está integrado e pode começar a atuar imediatamente.
  • Promoção interna pode motivar outros funcionários a aspirar a liderança.
  • Já tem um conhecimento profundo do produto e das operações.
  • Pode ser mais econômico comparado à contratação externa.

Pontos Negativos

  • Pode faltar experiência em gestão.
  • Pode manter práticas que necessitam de inovação. 
  • Pode resistir a mudanças necessárias na cultura.
  • Pode causar descontentamento entre os que não foram promovidos.
  • Se não tiver habilidades de gestão, pode falhar em liderar efetivamente.
  • Pode necessitar de treinamento intensivo em habilidades de gestão.
Rolar para cima