1. Otimiza o Tempo do Líder
Delegando tarefas, o líder pode focar no que é estratégico e essencial, deixando as atividades operacionais com a equipe. Você libera tempo para fazer coisas não delegáveis (feedback, reuniões de equipe, etc).
2. Desenvolve Habilidades da Equipe
Delegar é confiar! Ao dar autonomia, os membros da equipe têm a chance de desenvolver novas competências e se aprimorar. Você ajuda o liderado que assumiu a tarefa a aprender uma coisa nova e evoluir.
3. Aumenta a Produtividade
Com mais pessoas dividindo as responsabilidades, o trabalho é realizado de forma mais rápida e eficiente, acelerando os resultados.
4. Cria Engajamento e Motivação
Delegar é um ato de reconhecimento. Quando a equipe recebe tarefas de responsabilidade, sente-se mais valorizada e motivada.
5. Cria Backup
Delegar ajuda a criar suplentes para as tarefas, não ficando concentrado na sua mão. Se amanhã você precisa se ausentar, a roda continua girando.
6. Você delega para o melhor naquilo
Ao delegar, você vai escolher a pessoa que mais se encaixa no perfil daquela tarefa. Muitas vezes, ela vai executar melhor do que você.
- Cria Backup
Para delegar, você precisa padronizar o processo e dar treinamento. Isso, por si só, ajuda a organizar o setor e a empresa.
Para ter segurança, ao delegar, utilize:
- Matriz de responsabilidades: para definir responsável e suplente
- Playbook: para formalizar o processo
- KPIs e métricas: para monitorar o resultado do processo após delegar.
Não tenha medo de delegar! Um bom líder capacita, confia e inspira sua equipe a crescer.