7 Motivos para um Líder Delegar Tarefas 

1. Otimiza o Tempo do Líder

Delegando tarefas, o líder pode focar no que é estratégico e essencial, deixando as atividades operacionais com a equipe. Você libera tempo para fazer coisas não delegáveis (feedback, reuniões de equipe, etc).

2. Desenvolve Habilidades da Equipe

Delegar é confiar! Ao dar autonomia, os membros da equipe têm a chance de desenvolver novas competências e se aprimorar. Você ajuda o liderado que assumiu a tarefa a aprender uma coisa nova e evoluir.

3. Aumenta a Produtividade

Com mais pessoas dividindo as responsabilidades, o trabalho é realizado de forma mais rápida e eficiente, acelerando os resultados.

4. Cria Engajamento e Motivação

Delegar é um ato de reconhecimento. Quando a equipe recebe tarefas de responsabilidade, sente-se mais valorizada e motivada.

5. Cria Backup

Delegar ajuda a criar suplentes para as tarefas, não ficando concentrado na sua mão. Se amanhã você precisa se ausentar, a roda continua girando. 

6. Você delega para o melhor naquilo 

Ao delegar, você vai escolher a pessoa que mais se encaixa no perfil daquela tarefa. Muitas vezes, ela vai executar melhor do que você.

  1. Cria Backup

Para delegar, você precisa padronizar o processo e dar treinamento. Isso, por si só, ajuda a organizar o setor e a empresa.

Para ter segurança, ao delegar, utilize:

  • Matriz de responsabilidades: para definir responsável e suplente 
  • Playbook: para formalizar o processo
  • KPIs e métricas: para monitorar o resultado do processo após delegar.

Não tenha medo de delegar! Um bom líder capacita, confia e inspira sua equipe a crescer.

Rolar para cima