Ao assumir a liderança, você será testado.
A primeira reação dos liderados é de desconfiança em relação a sua liderança.
Eles acham que será mais um que finge olhar para o time, mas que está olhando mesmo é para seus próprios interesses e a sua imagem na empresa.
Algumas coisas facilitam o ganho de respeito dos seus liderados:
1) Humildade na Entrada
Entre como um aprendiz. Se disponha a aprender com quem já está lá, mostrando o que o conhecimento deles é muito valioso para você.
Use essa humildade para conseguir mapear os processos. Liste todos os processos do setor e quem faz o que.
2) Seja Exemplo
Defina, desde o início, quais serão as filosofias e princípios que você vai querer no seu time.
Siga você mesmo, desde o dia 1.
Motivo: quando você for de fato anunciá-las para o seu time, eles vão imediatamente tentar lembrar se você mesmo as segue ou não.
Exemplo:
Vou colocar Proatividade como uma filosofia. Eu preciso ser o mais proativo desde o primeiro dia.
3) Resultados Anteriores
Você ter tido resultados anteriores ajuda muito, pois vai gerar admiração.
Tente mostrar que você já fez acontecer antes, mas sem parecer arrogante, simplesmente contando sobre a sua história pregressa.
4) Conhecimento
Todo líder precisa aprender eternamente. ser um generalista.
As pessoas admiram mais facilmente quem elas enxergam que possui conhecimento, pois ela vê que pode aprender muito ali.
Antes de delegar ao liderado: faça uma análise da DRE, estude na noite anterior tudo o que pode sobre DRE.
5) Disponibilidade
Liderar é servir. Ser disponível ajuda muito.
Isso não significa virar babá de liderado, mas sim ser disponível para ajuda a destravar nos que estão prendendo o desenvolvimento da pessoa.
Reuniões semanais, para ouvir os liderados, ajuda muito, pois cria um ritual de desatar nós.
6) Organização
Ajudar as pessoas a se sentirem mais produtivas é algo de valor.
90% das pessoas não se organizam direito e acabam procrastinando.
Você pode ajudar com:
- Matriz de responsabilidade
- Reuniões semanais com pautas importantes, mas não urgente (ao invés de ficar mandando e-mail pedindo coisa toda hora).
7) Constância
Você vai destituir a sua credibilidade se todo dia criar algo novo que deixa de fazer na semana seguinte. Precisa ter o mínimo de constância.