Um bom líder aprende a delegar tarefas. Porém, existem algumas responsabilidades que nunca devem ser passadas adiante:
1️⃣ A Definição dos Valores (Filosofias e Princípios) que serão o Pilar da cultura
É o líder quem molda a direção do ambiente de trabalho e os valores que a equipe deve seguir.
É papel do líder definir e defender as filosofias que serão seguidas pela equipe. Exemplo:
- Proatividade
- Responsabilidade
- Brilho nos olhos
2️⃣ Plano de Carreira do Time
É fundamental que o líder seja responsável por definir (e ajudar) a jornada de crescimento de cada liderado.
3️⃣ Feedback Periódico
Feedback trimestral é papel do líder. Trimestralmente, o líder deve sentar com os seus liderados diretos, individualmente, para passar como eles estão em relação a cada item das filosofias e princípios.
Exemplo:
João, no último tristemente você ficou acima da expectativa em Proatividade, pois assumiu por conta própria a responsabilidade da tarefa X, que nem estava atribuída a você.
4️⃣ Aprovação de KPI (metas)
É importante que o líder discuta e dê espaço ao liderado para o estabelecimento de objetivos e metas.
Porém, é fundamental que o líder analise cada meta proposta, se não está fácil demais ou difícil demais.
A tendência das pessoas é a de não acreditar na sua própria capacidade.
Assim, cabe ao líder instigar o potencial a ser atingido (factível, mas desafiador).