4 coisas que o líder NÃO deve DELEGAR

Um bom líder aprende a delegar tarefas. Porém, existem algumas responsabilidades que nunca devem ser passadas adiante:

1️⃣ A Definição dos Valores (Filosofias e Princípios) que serão o Pilar da cultura 

É o líder quem molda a direção do ambiente de trabalho e os valores que a equipe deve seguir.

É papel do líder definir e defender as filosofias que serão seguidas pela equipe. Exemplo: 

  • Proatividade 
  • Responsabilidade 
  • Brilho nos olhos 

2️⃣ Plano de Carreira do Time 

É fundamental que o líder seja responsável por definir (e ajudar) a jornada de crescimento de cada liderado.

3️⃣ Feedback Periódico 

Feedback trimestral é papel do líder. Trimestralmente, o líder deve sentar com os seus liderados diretos, individualmente, para passar como eles estão em relação a cada item das filosofias e princípios.

Exemplo: 

João, no último tristemente você ficou acima da expectativa em Proatividade, pois assumiu por conta própria a responsabilidade da tarefa X, que nem estava atribuída a você.

4️⃣ Aprovação de KPI (metas)

É importante que o líder discuta e dê espaço ao liderado para o estabelecimento de objetivos e metas

Porém, é fundamental que o líder analise cada meta proposta, se não está fácil demais ou difícil demais

A tendência das pessoas é a de não acreditar na sua própria capacidade. 

Assim, cabe ao líder instigar o potencial a ser atingido (factível, mas desafiador).

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